VERDADE OU MITO: ENGATE PROTEGE O PARA-CHOQUE DO CARRO?
Um dos acessórios automotivos que mais gera discussão é o engate. Usado por quem vai rebocar a carretinha ou o trailer, ele também é usado por muitos motoristas para proteger a traseira do possante.
E é aí que você se depara com essa pergunta: engate para reboque protege o para-choque do carro? Tá na dúvida? Então vem com a gente que vamos esclarecer se essa proteção é mito ou verdade! Tá na dúvida? Então vem com a gente que vamos esclarecer se essa proteção é mito ou verdade!
Transportar reboques, carretas, baús e trailers. É essa a função do engate para reboque, um acessório que passou a ser regulamentado depois que entrou em vigor a Resolução 197/06 do Contran.
Se você ainda tinha dúvidas se é permitido que um carro de passeio tenha engate instalado, a resposta é: sim, é permitido ter engate no veículo. Mas, calma… é preciso seguir algumas regrinhas que o Contran estabelece na resolução de 2006.
O rabicho para carros é permitido para automóveis com peso bruto total de até 3500kg e deve ser produzido por empresas que tenham registro no INMETRO como a Engetran, marca especialista em engates para reboques.
Vamos lá! É preciso ter uma esfera maciça para o tracionamento da carretinha, tomada de instalação elétrica para ligar o veículo que vai ser rebocado, nenhuma superfície cortante e nada que impeça que a placa do carro fique visível.
E outro ponto mencionado na resolução e que você tem que prestar atenção na hora em que for instalar o reboque no seu veículo é a plaqueta de informações. Nela, tem que ter o nome do fabricante, CNPJ e identificação do registro do INMETRO; modelo do carro; capacidade máxima de tração do veículo e trazer referência à resolução que torna o engate permitido.
Você sabia que muita gente instala engate para reboque apenas para proteger o carro ou pela estética? Mas, será que esse acessório ajuda de fato na proteção do para-choque?
O rabicho é instalado na estrutura do automóvel, nos pontos de fixação original do carro. Por isso, se ele sofre um impacto ocasionado por uma batida no trânsito, a força desse impacto que seria absorvida pelo para-choque vai direto para o engate. E as consequências dessa colisão podem ser trincas e torção no monobloco que irão causar danos graves ao carro e afetarão também o seu bolso. Outra consequência em usar o rabicho somente para valorizar a estética ou mesmo com a finalidade de proteger o carro é o número de canelas machucadas que ele vai fazer quando os pedestres menos atentos passarem pelo carro estacionado. Por isso, é importante usar o engate de reboque apenas para a sua real finalidade, a de tracionar as carretinhas e reboques.